O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulga dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulga dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que não deve faltar cloroquina para o tratamento de pacientes com sintomas graves do novo coronavírus. Apesar de a Índia, o principal fornecedor de genéricos do mundo, ter determinado que não vai mais exportar o medicamento, entre eles a cloroquina. “Isso é verdade [sobre a Índia]. É preciso tranquilizar a população, o Brasil tem uma quantidade de hifa para produzir cloroquina suficiente para atender toda nossa demanda. Somos o país que mais produz cloroquina para usar para malária, a malária fundamentalmente existe no Brasil”, pontuou Gabbardo. “Só que não podemos esquecer que vamos ter casos de malária, lúpus e artrite reumatoide, mas nós temos um bom excedente”, ressaltou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O ministro segue pedindo à população que não use a cloroquina fora do ambiente hospitalar, pois o medicamento tem muitos efeitos colaterais que podem prejudicar a saúde.