Fernando Azevedo e Silva
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva| Foto: Marcos Correa

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, disse nesta sexta-feira (13) que o Brasil é um país pacífico, mas ressaltou a necessidade de melhorias nos equipamentos. "Nós somos um país pacífico, em busca da paz sempre, mas não existe país pacífico sem ser forte, é uma condição que a história ensinou", afirmou, destacando a estratégia de dissuasão.

A declaração ocorre após o presidente Jair Bolsonaro falar em "usar a pólvora" se a diplomacia fracassar em reação à pressão por preservação da Amazônia sob risco de sanção econômica feita pelo democrata Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, segundo projeção da imprensa americana. Um dia depois o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, publicou uma mensagem congratulando o Corpo de Fuzileiros Navais americano pelo aniversário de 245 anos.

O ministro ressaltou ainda necessidade de investimento na estrutura das Forças Armadas brasileira. "Os comandantes sabem muito bem que os nossos aparelhos, nossas principais máquinas e instrumentos são de 50, 60 anos de duração necessita uma modernização ou novos equipamentos. A capacidade operacional das Forças Armadas tem que ser revista", disse o ministro.