Governo decidiu fechar as fronteiras aéreas do país para seis países africanos devido a nova variante do coronavírus.
Governo decidiu fechar as fronteiras aéreas do país para seis países africanos devido a nova variante do coronavírus.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países da África Austral: África do Sul, Botsuana, Eswatini (antiga Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A decisão, que começa a valer a partir da próxima segunda-feira (29), foi definida após o anunciou de uma nova variante da Covid-19, chamada de ômicron. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou a iniciativa pelas redes sociais na noite desta sexta-feira (26).

A determinação deve ser publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União deste sábado (27). Segundo Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça. Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a restrição de voos vindos dos seis países. A nova variante foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma "variante de preocupação" (VOCs), foi a quinta a receber essa classificação.

"O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira", disse o ministro no Twitter.