jair-bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Correa

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (17), durante cúpula do Brics - grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - , que vai revelar a lista de países que compram madeira ilegal da Amazônia nos próximos dias. Sem citar, o presidente fez referência à operação Arquimedes da Polícia Federal, iniciada em 2017, e que resultou na apreensão de 2.400 m³ de madeira extraída ilegalmente. Os países de destino seriam Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Portugal e Reino Unido.

"A nossa Polícia Federal desenvolveu um método para permitir a localização da origem de madeira apreendida. Não apenas apreendida, mas o mais importante: a exportada também. Estaremos revelando nos próximos dias países que têm importado madeira extraída de forma ilegal da Amazônia", disse.

Na viagem com embaixadores no início de novembro, coordenada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, o governo mostrou o método da PF aos diplomatas e pediu a colaboração dos governos para combater o desmatamento.