Operação conjunta do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) e Polícia Federal foi deflagrada nesta quinta-feira (3).
Operação conjunta do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) e Polícia Federal foi deflagrada nesta quinta-feira (3).| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O BTG Pactual afirmou que o fundo alvo da operação denominada "Estrela Cadente", o Fundo Bintang FIM, possuía um único cotista pessoa física e profissional do mercado financeiro que também era o gestor credenciado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esclareceu, ainda, que tal cotista "nunca foi funcionário do BTG Pactual ou teve qualquer vínculo profissional com o Banco ou qualquer de seus sócios". "O Banco BTG Pactual exerceu apenas o papel de administrador do referido fundo, não tendo qualquer poder de gestão ou participação no mesmo", informou a instituição financeira. Nesta quinta, uma operação conjunta do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) e Polícia Federal foi deflagrada para investigar supostos vazamentos de resultados de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ocorridos nos anos de 2010, 2011 e 2012. Essa operação ocorreu na esteira da delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci.