Bunker de Geddel
Bunker de Geddel: apartamento em que foram apreendidos R$ 51 milhões em dinheiro vivo, em setembro de 2017, em Salvador, teria sido providenciado por Lúcio Vieira Lima.| Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta terça-feira (22), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e seu irmão Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), ex-deputado federal, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Eles foram condenados a 14 anos e 10 meses e 10 anos e seis meses em regime fechado, respectivamente. Votaram pela condenação os ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

A condenação está ligada à apreensão, em 2017, de R$ 51 milhões no chamado “Bunker de Geddel”, apartamento em Salvador que teria sido providenciado por Lúcio Vieira, onde o ex-ministro mantinha dinheiro vivo. Aquela foi a maior apreensão de dinheiro vivo na história no país. A descoberta do Bunker de Geddel se deu no âmbito da Operação Tesouro Perdido, que apurou fraudes na liberação de créditos da Caixa Econômica. Geddel foi um dos diretores do banco no governo Dilma Rousseff. Foi também ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer em 2016 e ministro da Integração Nacional de Lula entre 2007 e 2010.