Daciolo quer reviver o nacionalismo do Prona, antigo partido de Enéas.
Daciolo quer reviver o nacionalista Prona, antigo partido de Enéas.| Foto: Nelson Almeida / AFP

Depois de receber 1,3 milhão de votos e superar Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB) e Álvaro Dias (Podemos) na disputa presidencial de 2018 (com menos de R$ 10 mil investidos) o ex-deputado e cabo do Corpo de Bombeiros deixou o Patriotas e neste sábado (7) liderou a convenção nacional de refundação do Prona (Partido da Restauração da Ordem Nacional).

A ideia, segundo ele, é começar agora a coleta de assinaturas para reerguer até 2022 a sigla criada pelo icônico ex-deputado Enéas Carneiro. O novo Prona vai ter de passar por todo o ritual de criação de partidos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque a versão original do partido se fundiu com o PR em 2006, um ano antes da morte de Enéas.

Um ponto que uniu Daciolo ao ideário de Enéas foi o nacionalismo exacerbado. O novo Prona defende a reestatização de empresas privatizadas, mas rejeita o rótulo de esquerda. "Esse papo de esquerda e direita é uma grande mentira. Querem dividir para conquistar. São amiguinhos. Como se transforma isso, Daciolo? Da forma sobrenatural, a forma de Deus", disse o ex-candidato à Presidência.