Flordelis
Deputada Flordelis (PSD-RJ) é apontada como mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo.| Foto: Cleia Vianna/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (11), por 437 votos favoráveis, sete contrários e 12 abstenções, cassar o mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Ela é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói (RJ). Ela nega envolvimento no crime.

O plenário seguiu orientação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara que, por 16 votos a um, recomendou a perda do mandato dela no começo de junho. Flordelis já estava afastada do cargo de deputada desde fevereiro deste ano por determinação da Justiça do Rio.

Flordelis tentou até o último minuto suspender o processo de cassação. A defesa dela entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, mas a ministra Cármen Lúcia negou o pedido.