rodolfo costa
| Foto:

O governo começa a colher os recentes acenos feitos aos caminhoneiros. A categoria dos transportadores autônomos lançou apoio indireto à deputada Bia Kicis (PSL-DF) para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A parlamentar é uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro e, por acordo, foi indicada para comandar o colegiado.

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), que representa 1 milhão de caminhoneiros, informa, em nota, que apoia o alinhamento entre o governo federal e próximo presidente da CCJ. A entidade, que conta com 140 sindicatos e sete federações, mantém um alinhamento estreito com o Ministério da Infraestrutura.

A CNTA não cita nominalmente o nome de Bia Kicis na nota, mas entende que o "projeto de crescimento e desenvolvimento social e econômico do Brasil" depende do "compromisso de apoio [da CCJ] com a atual gestão". O governo Bolsonaro, pondera a entidade, "tem proporcionado melhorias na qualidade de trabalho dos caminhoneiros em todo o país".

Confira, abaixo, a nota na íntegra.

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), entidade com 140 sindicatos e sete federações, representatividade máxima dos interesses de mais de 1 milhão de caminhoneiros autônomos, acredita que o projeto de crescimento e desenvolvimento social e econômico do Brasil, depende do compromisso de apoio com a atual gestão, que tem proporcionado melhorias na qualidade de trabalho dos caminhoneiros de todo o país. Assim, a CNTA vê a necessidade de alinhamento do próximo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados com o governo federal, para a efetivação eficaz dos projetos que tramitarão naquela casa.