O vereador Carlos Bolsonaro.
O vereador Carlos Bolsonaro.| Foto: Reprodução/Câmara Municipal do Rio de Janeiro

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) acionou o Ministério Público do Rio contra determinações do governos municipais e estaduais que restringiram a circulação de pessoas em praias e faixas de areia no momento crítico da pandemia. O parlamentar alega que as medidas não poderiam ser editadas pois os locais se tratam de terrenos da União e, não do Estado ou da Prefeitura.

O filho do presidente também disse não ser "plausível" o bloqueio de áreas abertas utilizadas para atividades físicas e geração de empregos. As restrições às praias e faixas de areia foram determinadas no último dia 24 no pacote de medidas do "feriadão" de dez dias no Rio de Janeiro, encerrado nesta segunda (4). Durante o período, ficou proibida a permanência de pessoas nas praias do Estado, inclusive para banho de mar.

Na capital fluminense, o prefeito Eduardo Paes baixou medidas ainda mais severas de circulação e determinou a abertura somente de atividades essenciais, como farmácias. Bares e restaurantes não poderiam atender clientes, que poderiam apenas comprar os produtos para consumir em casa.