Embaixador Carlos França assumiu o Ministério das Relações Exteriores e já anunciou suas prioridades.
Embaixador Carlos França assumiu o Ministério das Relações Exteriores e já anunciou suas prioridades.| Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto de Franco França, afirmou nesta quarta-feira (28) que o país não tem motivos para adotar uma postura defensiva no exterior em relação ao meio ambiente. "O Brasil não tem motivo para adotar, em matéria de desenvolvimento sustentável, uma atitude defensiva. Ao contrário. Estamos entre os países que podem apontar para soluções. Nossa histórica atuação nos debates internacionais e nossa trajetória interna em sustentabilidade nos dão autoridade para isso", disse, durante reunião da comissão de relações exteriores da Câmara dos Deputados.

França prometeu que em sua atuação continuará a valorizar os ativos ambientais brasileiros, com ênfase na composição da matriz energética; no caráter intensivo em tecnologia da agropecuária e na legislação de proteção ambiental. "O Brasil é uma potência ambiental. Isso nos traz responsabilidades, e estamos cientes delas. E isso nos abre possibilidades, que seguiremos explorando", afirmou.