O senador Carlos Viana (PL-MG)
O senador Carlos Viana (PL-MG).| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Carlos Viana (PL-MG) desistiu nesta segunda-feira (9) de assumir a liderança do governo no Senado. A indicação do senador, feita no início de abril, não havia sido oficializada. Antes de Viana, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), já havia sido convidado, mas também recusou a oferta. Silveira voltou a ser sondado pelo governo, informou o jornal O Globo.

A liderança está sem comando desde dezembro do ano passado, quando o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) deixou o cargo. Viana enfrentava resistência por estar no primeiro mandato na Casa. Além disso, o governo também teria sondado o senador Marcos Rogério (PL-RO) para ocupar o posto ao mesmo tempo em que conversava com o mineiro.

O governo também teria avaliado a possibilidade de oferecer a liderança para o senador Eduardo Gomes (PL-TO). Silveira é braço direito do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e é considerado um grande articulador tanto na Casa quanto na Câmara. Em fevereiro, quando declinou o convite, ele argumentou que iria focar na campanha à reeleição.