Chico Rodrigues foi deputado federal por 5 mandatos consecutivos e vice-governador e governador de Roraima.
Chico Rodrigues foi deputado federal por 5 mandatos consecutivos e vice-governador e governador de Roraima.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Os partidos Cidadania e Rede Sustentabilidade protocolaram nesta sexta-feira (16), uma petição contra o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) no Conselho de Ética e  Decoro Parlamentar do Senado, pedindo a cassação do mandato do senador, flagrado recentemente com grande quantia de dinheiro escondido na cueca. Caberá agora ao presidente do Conselho de Ética, senador Jayme Campos (DEM-MT), decidir se aceita ou não a representação no prazo de cinco dias úteis, seguindo o Regimento Interno do Senado Federal. As informações são da Agência Senado.

“No último dia 14, foi amplamente noticiado um fato que envergonha o Senado como instituição da República, o cargo de senador da República e a sociedade brasileira como um todo. Como se não bastasse a vergonhosa alegação de que um senador da República se prestou a desviar dinheiro público em proveito pessoal, sobrevêm ainda dois fatos inquestionáveis, quais sejam de que ele: (1) obstruiu investigação e diligência policial e (2) ocultou valores em partes íntimas”, explicam os autores na petição.

A representação teve o apoio dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eduardo Girão (Podemos-CE), Fabiano Contarato (Rede-ES), Flávio Arns (Podemos-PR), Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Mara Gabrili (PSDB-SP), Major Olimpio (PSL-SP), Marcos Do Val (Podemos-ES), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Reguffe (Podemos-DF).