jair bolsonaro - cedae - cláudio castro - concessão
Presidente Jair Bolsonaro anunciou que o governo federal e o governo fluminense chegaram a um acordo para a concessão da companhia de água e esgoto| Foto: Alan Santos/PR

O edital de concessão da Cedae, companhia de saneamento do Rio de Janeiro, será lançado na próxima terça-feira (29), de acordo com informações do governo do estado. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado para estruturar o projeto de concessão, tinha fixado a meta de lançar o edital no último dia 18, mas a publicação, que é feita pelo estado, acabou adiada em meio à tensão entre o governo fluminense e o Tesouro Nacional.

Em transmissão nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um acordo entre o governo federal e o do Rio de Janeiro para a privatização da companhia de água e esgoto. O presidente da República não deu detalhes do projeto, mas afirmou que as autoridades fecharam uma negociação para que a venda da estatal permita a destinação de parte dos recursos para investimentos. "Não é apenas vender a Cedae, uma parte vai ficar para investimentos no Rio de Janeiro. Todo mundo ganha dessa forma", disse.

A data de lançamento do edital foi divulgada após uma liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, determinar a manutenção do Estado do Rio no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A medida dá fôlego ao governo fluminense, que na última segunda-feira foi alvo de uma cobrança de R$ 2,9 bilhões do Tesouro Nacional, sob a alegação de que o Estado está excluído do regime especial - que suspende as dívidas com a União - desde o último dia 5 de setembro.