O deputado Celso Sabino (PSDB-PA)
O deputado Celso Sabino (PSDB-PA)| Foto:

A Câmara pode votar ainda nesta terça-feira (6) o projeto de lei que flexibiliza a atual regulamentação da compra de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado. Lideranças ainda discutem os últimos ajustes e podem incluir a possibilidade de abatimento no Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) às empresas que doarem doses.

O tema não é consensual e divide parlamentares. O deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA) é um dos que defende a ideia. "É função do Estado garantir a saúde da população e, neste momento, imunizar a todos. É mais do que justo que, se um empresário cumprir com a função que é precípua do Estado, esse particular possa abater do Imposto de Renda", avalia à Gazeta do Povo.

A relatora do texto, Celina Leão (PP-DF), se posiciona, contudo, contrária à ideia. "Isso está excluído. A proposta que pode ir a votação é completamente diferente", afirmou. Contudo, lideranças na Câmara ainda discutem esse abatimento sobre o IRPJ. "É um dos pontos que está sendo colocado sobre a mesa", diz um vice-líder partidário.

Dentro do entorno político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), há quem banque a possibilidade de a dedução fiscal ser incluída por meio de algum destaque votado em Plenário. "Tem chances de passar", avalia o vice-líder.

Não é só dentro do Parlamento que a dedução sobre o IRPJ encontra respaldo. A ideia de algum incentivo fiscal chegou a ser mencionada pelo ministro da Economia a empresários, afirmou o empresário Carlos Wizard à Gazeta do Povo.