bolsonaro-wanming
O presidente Jair Bolsonaro ao lado do embaixador da China, Yang Wanming| Foto: Alan Santos

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, usou o Twitter na noite de quarta-feira (28) para fazer uma declaração sobre o fornecimento de vacinas e insumos pelo país ao Brasil. Sem citar Paulo Guedes, o diplomata se manifestou horas depois do ministro da Economia dizer que "chinês inventou o vírus", mas que a vacina dos Estados Unidos é mais eficiente.

"Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil", enfatizou Wanming.

Guedes justificou a fala e disse que estava apenas defendendo a maior eficiência de empresas privadas em comparação com o setor público para produzir respostas à pandemia. "Nós somos muito gratos à China por ter nos enviado a vacina. Eu tomei a Coronavac, então não vou falar mal da vacina. Eu estava querendo enfatizar a importância do setor privado no combate a pandemia e usei uma imagem infeliz", disse.

Nesta quarta (28) Wanming voltou a se manifestar na rede social. Desta vez, para publicar uma foto de 2019 ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, após conversa por telefone. "Concordamos em reforçar ainda mais a confiança política mútua num ambiente sadio e amigável, implementar os consensos entre os chanceleres, e continuar a nossa parceira de vacinas", escreveu.