Senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) foi convidado a deixar o partido.
Senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) foi convidado a deixar o partido.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

A Executiva Nacional do Cidadania pediu nesta segunda-feira (12) que o senador Jorge Kajuru (GO) deixe o partido. A sigla é a favor da instalação da CPI da Covid, que pretende investigar as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia. “O papel central do Governo Federal na escala industrial de mortes em curso não pode ser ignorado, até por ser ele a cabeça do Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz trecho da nota assinada por Roberto Freire, presidente nacional do partido.

A legenda afirma defender o Estado Democrático de forma "irrestrita” e a separação entre os Poderes. “Esses valores são diametralmente opostos aos observados na conversa do senador Jorge Kajuru com o presidente Jair Bolsonaro, em que flagrantemente se discute e se comete um crime de responsabilidade. E, nesse sentido, o partido fará um convite formal, com todo o respeito pelo senador, para que ele procure outra legenda partidária”, segundo a nota.

No domingo (11), Kajuru divulgou a gravação de ligação entre ele e o o presidente Jair Bolsonaro. Na conversa os dois discutem pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).