vacina
Brasil está aplicando a vacina da Pfizer para as crianças entre 5 e 11 anos.| Foto: Myke Sena/MS

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Lençóis Paulista, cidade do interior paulista, decidiu em reunião extraordinária, nesta quarta-feira (19), suspender em caráter preventivo a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos por sete dias. A manifestação do Comitê acontece após o relato de que uma criança de 10 anos sofreu alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer, de acordo com relatos da família. Ainda segundo a família, a criança está estável e consciente.

Em nota oficial, o Comitê "deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento". O prazo, explica o colegiado, é necessário para aprofundar a investigação sobre o caso e preparar relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais. A Secretaria de Saúde do município solicitou autorização para acessar o prontuário médico da criança, uma vez que o atendimento ocorreu na rede privada. A criança está em observação no Hospital da Unimed, em Botucatu (SP).

Nesta quinta-feira (20), a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que "não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado" pela criança. Segundo investigação conduzida por dez especialistas, a criança já possuía uma "doença congênita rara" que não era conhecida pela família. Esta condição, segundo a secretaria, desencadeou o quadro clínico.