Ministro Sergio Moro (foto) é um dos alvos da CPI, na Câmara.
Pacote anticrime de Moro já sofreu vários cortes, alguns deles influenciados por grupos de advogados que têm interlocução com parlamentares.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As cinco cidades que receberem o "Em Frente Brasil", projeto-piloto do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para combater crimes violentos, registraram apenas três homicídios nos bairros monitorados na primeira semana desde a implementação do programa. O projeto completou uma semana na última sexta-feira (6).

As forças-tarefas em Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), São José dos Pinhais (PR) e Paulista (PE) empregaram efetivo superior a 6.200 e mais de 2.100 viaturas. Segundo o Ministério da Justiça (MJ), não foram registrados latrocínios nem feminicídios nos bairros alvos das forças-tarefas na primeira semana do projeto. A ação das forças-tarefas também resultou na recuperação de 12 veículos roubados, apreensão de 11 armas, além da prisão de 91 pessoas e apreensão de seis menores.

Ainda pelo que informou o MJ, mais de 14 toneladas de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal durante fiscalização na BR-364, em Goiânia (GO). Foi a maior apreensão de maconha realizada pela corporação este ano no estado. O objetivo do Em Frente Brasil é aumentar a sensação de segurança nos territórios e, principalmente, desenvolver ações integradas de inteligência, análise e investigação criminal para a desarticulação de grupos e redes criminosas.