Ex-marqueteiro do PT condenado na Lava Jato é responsável pela campanha eleitoral de Ciro Gomes para 2022.
Ex-marqueteiro do PT condenado na Lava Jato é responsável pela campanha eleitoral de Ciro Gomes para 2022.| Foto: Jose Cruz/Agencia Brasil

O candidato à presidente pelo PDT, Ciro Gomes, já gastou mais de R$ 1,1 milhão de recursos do fundo eleitoral destinado ao partido com o pagamento de salários e outras despesas ao marqueteiro João Santana, que desde abril deste ano cuida da estratégia de comunicação e propaganda do presidenciável para a disputa das eleições de 2022. As informações são da Crusoé. O salário mensal do publicitário chega a R$ 250 mil.

Santana foi responsável pelas campanhas milionárias do ex-presidente Lula em 2006 e da ex-presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014. João Santana e sua esposa, Mônica Moura, foram presos e condenados pela Lava Jato em 2017 por lavagem de dinheiro.

Os dois fecharam um acordo de delação premiada, confessando que receberam milhões das campanhas petistas por meio de caixa dois pagos por empreiteiras, o que culminou com o rompimento dos marqueteiros com o PT.