Autonomia do Banco Central é descrita por Ciro Gomes como “a pior facada nas costas da nação brasileira”, num exagero que chega a ser ridículo.
Ciro Gomes (PDT) pediu que Lula não se candidate em 2022.| Foto: Nelson Almeida/AFP

O pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), pediu nesta segunda-feira (5) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha a “generosidade” de não disputar a eleição em 2022. Ciro defende uma aliança para evitar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Como mostrou o Estado de S. Paulo, Ciro chegou a sugerir que Lula se inspire no exemplo de Cristina Kirchner, que deu um “passo para trás” e aceitou ser vice de Alberto Fernández na Argentina. Ciro deu a declaração enquanto participava de um debate virtual sobre a reforma administrativa organizado pela Central dos Sindicatos Brasileiros.

“A gente devia pedir generosidade a quem já teve oportunidade, como o Lula, que é uma grande liderança brasileira. Mas a gente devia pedir a ele que se compenetrasse e não imitasse o exemplo desastrado do (Nicolás) Maduro na Venezuela ou do Evo Morales na Bolívia. E olhasse o que a Cristina Kirchner fez na Argentina em que, tendo uma força grande, deu um passo pra trás e ajudou a Argentina a se reconciliar”, disse Ciro.