O ministro da Casa Civil e senador licenciado Ciro Nogueira
O ministro da Casa Civil e senador licenciado Ciro Nogueira| Foto:

A Polícia Federal (PF) afirmou que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, recebeu propina do grupo J&F para levar o seu partido, o PP, a apoiar a candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição em 2014. Ciro cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, segundo a PF. A defesa do ministro nega irregularidades.

A informação é de reportagem do jornal O Globo. De acordo com a publicação, a PF entregou seu relatório sobre o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). A corte deve remeter o texto ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que decidirá se apresenta ou não denúncia contra o ministro. Além de integrante do governo de Jair Bolsonaro, Nogueira é senador licenciado pelo Piauí e presidente licenciado do PP.

Segundo a PF, a propina foi repassada a Nogueira de dois modos. Uma foi uma doação oficial da J&F ao PP, o que ainda era permitido nas eleições de 2014. A outra foi uma entrega de R$ 5 milhões em dinheiro vivo ao irmão de Nogueira, Gustavo e Silva Nogueira Lima.