Desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do TJ-SP, rasga a multa por não usar máscara contra o coronavírus em espaço público.
Desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do TJ-SP, rasga a multa por não usar máscara contra o coronavírus em espaço público.| Foto: Reprodução/Youtube

O Conselho Nacional de Justiça decidiu afastar do cargo o desembargador Eduardo Siqueira que, em julho, foi flagrado humilhando um guarda municipal da cidade de Santos ao ser cobrado pelo não uso de máscara de proteção em espaço público. A decisão foi unânime, informa o portal O Antagonista. Ao propor o afastamento, o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, afirmou que Siqueira agiu de modo autoritário e agressivo além de demonstrar menosprezo "com relação à autoridade de segurança pública que estava preservando a vida do magistrado e da população". O afastamento é provisório, para evitar interferências no processo administrativo disciplinar aberto para aprofundar as investigações da conduta do desembargador no episódio.