O procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
CNMP arquivou uma outra reclamação disciplinar registrada no dia 10 de junho contra Dallagnol| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instaurou nesta terça-feira (16) um procedimento para apurar a conduta dos procuradores da Lava Jato Deltan Dallagnol e Roberson Pozzobon no caso envolvendo a realização de palestras. Reportagem publicada em parceria entre o jornal Folha de São Paulo e o Intercept Brasil mostram supostas conversas em que os dois procuradores discutiam a criação de uma empresa em nome de suas esposas para lucrarem com palestras sobre ética, corrupção e cidadania. O pedido de instauração do procedimento no CNMP foi feito pelo PT nesta terça-feira.

O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, deu um prazo de 10 dias para os procuradores se manifestarem. Moreira considerou que "o contexto indicado assevera eventual desvio de conduta de membros do Ministério Público Federal, o que, em tese, pode caracterizar falta funcional". Na representação, o PT alega que os procuradores cometeram desvio de função para "a prática de atividades pessoais de palestrante".