Comandante do Exército
Comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, falou sobre os desafios do ano de 2022.| Foto: Reprodução/YouTube

Em mensagem de fim de ano às tropas, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, reafirmou “o compromisso da Força com suas missões constitucionais" e demonstrou sobriedade acerca do papel institucional dos militares na democracia brasileira. A mensagem veiculada em um vídeo de pouco mais de 13 minutos encerra um ano atribulado para as Forças Armadas, que foi alvo de assédios do Palácio do Planalto e vivenciou uma crise sem precedentes.

Em março, os chefes das Forças Armadas entregaram seus cargos em solidariedade à demissão do então ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, que atuou para manter a política fora dos quartéis. Os comandantes militares foram pressionados a defender publicamente o governo, prestando apoio indireto a rompantes de ruptura institucional. Mas eles se negaram, o que desagradou o presidente Jair Bolsonaro, que é o comandante em chefe das Forças Armadas.

Na mensagem, o comandante do Exército fez um balanço das atividades da força terrestre em 2021, destacou as ações no auxílio ao combate à pandemia e disse, sem citar a realização de eleições gerais, ter "esperança de que a vida terá sua normalidade restabelecida" no ano que vem. "Será um ano dinâmico, e com eventos importantes, dos quais destaco o bicentenário da independência, oportunidade para refletirmos sobre o gigante que somos e os caminhos que seguiremos para alcançarmos um futuro de paz, estabilidade, prosperidade e liberdade", disse o general (assista abaixo na íntegra).