Os deputados Silvio Costa Filho, Marcelo Ramos e Samuel Moreira
Os deputados Silvio Costa Filho, Marcelo Ramos e Samuel Moreira, durante comissão especial da reforma da Previdência.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A comissão especial da Câmara aprovou na madrugada desta sexta para sábado (13) a redação final da proposta de reforma da Previdência (leia a íntegra abaixo). Foram 35 votos favoráveis e 12 contra. O texto apreciado na comissão é o que foi aprovado no Plenário da Casa, após votação do texto-base e dos destaques em primeiro turno. A comissão encerra os seus trabalhos, após 80 dias corridos desde a sua criação. O clima, ao fim da votação, era de confraternização entre os parlamentares, com abraços e agradecimentos mútuos, incluindo entre os deputados de oposição.

Agora, o texto da reforma da Previdência está pronto para ser votado em segundo turno pelo Plenário da Câmara. No segundo turno, os deputados também votam primeiro o texto-base e, em caso de nova aprovação, serão apreciados destaques supressivos (aqueles que querem excluir trechos da reforma). O governo vai precisar novamente mobilizar sua base e deputados favoráveis à reforma para garantir os 308 votos necessários para aprovar o texto-base e derrubar os destaques. A previsão é que o segundo turno aconteça em 6 de agosto, já que os deputados vão entrar em recesso e só voltam no próximo mês.