O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG).
O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG).| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados informou nesta quinta-feira (24) que repudia "de forma veemente" os ataques da Rússia contra o território ucraniano. "Os bombardeios russos contra a Ucrânia, país soberano que conquistou sua Independência em 1991, violam as regras e normas internacionais e devem ser fortemente condenados pelas instâncias multilaterais e os governos democráticos", destacou o presidente da comissão, deputado Aécio Neves (PSDB-MG).

O comunicado reitera que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é a instância adequada para a resolução pacífica dos conflitos. "Encorajamos o Brasil, por meio de sua diplomacia e com assento neste órgão da ONU, para que atue de forma objetiva e clara em benefício do diálogo e da construção de uma agenda de paz e segurança duradouros".

Em nota oficial, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado cobrou um posicionamento do Brasil pelo fim das hostilidades na Ucrânia. A presidente do colegiado, senadora Kátia Abreu (PP-TO), classifica o conflito como "fato de extrema gravidade" que atenta contra a soberania de um país soberano.

A comissão avalia que as ações militares da Rússia violam "princípios fundamentais da Carta da ONU e do direito internacional" e põem em risco a vida de cidadãos inocentes. Segundo a parlamentar, o Brasil, especialmente pela sua representação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, deve buscar a cessação dos ataques e a resolução pacífica do conflito. Com informações da Agência Brasil e da Agência Senado.