O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da cidade do Rio de Janeiro aconselhou que as festividades de réveillon da capital fluminense devem ser mantidas, caso o ritmo atual da pandemia no município permaneça no mesmo patamar.
O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da cidade do Rio de Janeiro aconselhou que as festividades de réveillon da capital fluminense devem ser mantidas, caso o ritmo atual da pandemia no município permaneça no mesmo patamar.| Foto: RioTur/Divulgação

O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da cidade do Rio de Janeiro aconselhou que as festividades de réveillon da capital fluminense devem ser mantidas, caso o ritmo atual da pandemia no município permaneça no mesmo patamar. A decisão aconteceu durante reunião na segunda-feira (29). O grupo é formado por especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de universidades, de centros de estudo e da Unicef. No mesmo dia, a prefeitura de Salvador (BA) anunciou o cancelamento da festa de réveillon da capital baiana alegando preocupações com a nova variante da Covid-19.

O comitê recomendou ainda que “a Secretaria Municipal de Saúde do Rio avalie a possibilidade e a viabilidade da exigência do passaporte vacinal em estabelecimentos de hospedagem e outros serviços, além de onde ele já é necessário”. A nova variante Ômicron também esteve em debate no encontro. Os especialistas reforçaram a importância de a Secretaria Municipal de Saúde continuar investindo em testagem e no monitoramento de vigilância genômica. Eles afirmaram também que ainda não há dados suficientes para avaliar a transmissibilidade e virulência da Ômicron, e que a maioria dos casos reportados até então foram leves.