O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Segundo o Itamaraty, a delegação liderada por Araújo terá encontros com representantes de diversos centros de pesquisa científica, inclusive na área de saúde, com foco em parcerias para o tratamento da Covid-19.| Foto: Gustavo Magalhães/MRE

A comitiva do governo que irá a Israel para negociar a adesão aos testes de um spray nasal contra a Covid-19 partirá neste sábado (6) e deve retornar a Brasília na próxima quarta-feira (10). O presidente Jair Bolsonaro deve acompanhar o embarque da delegação brasileira, chefiada pelo ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores.

O grupo sairá de Brasília em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Além do chanceler, também devem ir na missão representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Saúde, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério das Comunicações, da Presidência da República e da Câmara dos Deputados. O Itamaraty não divulgou a lista de nomes dos membros da comitiva até a publicação deste texto.

Segundo o Itamaraty, a delegação terá encontros com "representantes de diversos centros de pesquisa científica, inclusive na área de saúde", com foco em parcerias para o tratamento da covid-19. Entre eles, uma reunião com "dirigentes e altos representantes" do Centro Médico Sourasky, conhecido como Hospital Ichilov, onde o spray nasal EXO-CD 24 é desenvolvido.

A ideia, conforme vem dizendo o presidente Jair Bolsonaro desde a semana passada, é assinar um acordo para incluir o Brasil na terceira fase dos testes do medicamento, que é indicado para tratamentos moderados e graves. "Vamos assinar um acordo para a aplicar a terceira fase do spray aqui no Brasil. É emergencial, é um teste ainda. A documentação vai ter que passar pela Anvisa", disse o presidente ontem.

"Acredito eu - não tenho conhecimento de medicina - por ser algo que pode ser aplicado em quem está em estado grave e não é invasivo, é um spray, acredito que a Anvisa dê o parecer favorável a essa terceira fase no Brasil", acrescentou. Sobre spray ainda em estudo, Bolsonaro já comentou que "parece até que é um produto milagroso".