Concurso público para Ministério da Ciência e Tecnologia é cogitado
Maquete do Parque Tecnológico de São José dos Campos: falta de pessoal traz a tona uma possibilidade de Concurso público para Ministério da Ciência e Tecnologia.| Foto: Divulgação Ministério da Ciência e Tecnologia

Em audiência pública requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), o diretor de Gestão Estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Johnny Ferreira dos Santos, informou que atualmente o ministério tem 1,5 mil cargos. “Se o Ministério da Economia nos autorizasse um concurso, eu não precisaria criar cargos”, disse Ferreira dos Santos, conforme publicação da Agência Senado, sobre a possibilidade de concurso público para Ministério da Ciência e Tecnologia.

Entre 2012 e 2019, entraram no MCTIC 573 profissionais, mas 1.196 servidores se aposentaram, diz Santos. Segundo ele, 18% dos cargos estão na administração central e o restante está em 16 unidades de pesquisa, com 60% da força de trabalho total acima dos 51 anos, muitos próximos à aposentadoria. Apesar do déficit, as novas regras no governo Bolsonaro, anunciadas por Paulo Guedes, podem dificultar contratações por concurso público para Ministério da Ciência e Tecnologia .