Segundo as regras do governo americano, os estrangeiros que viajarem para os Estados Unidos vão ter que apresentar no momento do embarque o teste negativo para Covid-19 e o comprovante de vacinação completo.
Segundo as regras do governo americano, os estrangeiros que viajarem para os Estados Unidos vão ter que apresentar no momento do embarque o teste negativo para Covid-19 e o comprovante de vacinação completo.| Foto: Felipe Carneiro/Agência Brasil

Os consulados dos Estados Unidos no Brasil voltarão a emitir vistos de viagem para brasileiros a partir do dia 8 de novembro. O serviço estava suspenso desde o ano passado em razão da pandemia. Para viajar aos EUA é preciso estar vacinado contra a Covid-19, mas para solicitar o visto americano a vacinação não é exigida.

"Trazemos boas notícias para nossos amigos brasileiros e entendemos a importância das viagens entre o Brasil e os EUA. Os brasileiros podem saber que todas as equipes consulares da Embaixada e Consulados vão fazer o máximo para disponibilizar mais vagas para entrevistas,” afirmou o porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford, em coletiva de imprensa realizada em Brasília.

De acordo com o porta-voz e o chefe da seção consular, Antonio Agnone, um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foram disponibilizadas. As entrevistas já marcadas poderão ser reagendadas para uma data mais próxima de acordo com a disponibilidade. A Embaixada e Consulados recomendam que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para novos horários. "Informamos, também, que vistos de estudantes estão sendo emitidos desde maio deste ano e continuam a ser prioridade para agendamento", diz comunicado da Embaixada.

Segundo as regras do governo americano, os estrangeiros que viajarem para os Estados Unidos vão ter que apresentar no momento do embarque o teste negativo para Covid-19 e o comprovante de vacinação completo. As vacinas aceitas são as aprovadas pela FDA e as que estão na lista de uso de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas.