Contagem de votos da reforma da Previdência: Rodrigo Maia
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia espera quórum de 495 a 500 deputados, e já estima contagem de votos da reforma da Previdência.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Prevista para começar na próxima terça-feira (9), a análise em plenário da Câmara sobre a reforma da Previdência deverá ter quórum de 495 a 500 deputados, do total de 513, estima o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Antes mesmo da sessão, ele já começou a contagem de votos da reforma da Previdência para garantir a aprovação da proposta, que deverá ser votada em dois turnos na semana que vem.

"Vamos começar a trabalhar amanhã (sábado) para aprovar a reforma na semana que vem. Eu ordenei aos deputados em Brasília nesta semana", disse em entrevista ao programa de rádio Pânico. De acordo com ele, as reuniões para tratar da questão começarão já neste sábado, quando deverá reunir alguns líderes partidários para contar quantos votos favoráveis a matéria deverá ter.

A pressa para garantir a votação é justificada porque o Congresso iniciará um recesso no dia 18 de julho. Se a reforma não for votada pela Câmara até lá, os deputados só voltarão a analisá-la em agosto. Numa contagem prévia, Maia espera um placar de mais de 340 votos favoráveis à reforma, o que daria segurança para garantir a aprovação. São necessários 308 votos a favor para a matéria ser aprovada.