Comércio fechado em Curitiba no início da pandemia
Comércio fechado em Curitiba no início da pandemia| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

O crescimento da pandemia no Brasil mobilizou estados para tentar frear o avanço acelerado da Covid-19. Ao menos 12 governos decretaram nos últimos dias restrições de circulação de pessoas, principalmente no horário noturno, fechamento de estabelecimentos comerciais e até lockdown. Entre os mais restritivos estão Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Bahia, que vão fechar serviços não essenciais.

O governador Ibaneis Rocha (MDB), do DF, publicou decreto mais rígido, que prevê fechar serviços não essenciais o dia todo, a partir de domingo. Podem abrir em Brasília farmácias e supermercados, por exemplo. Cultos e missas foram dispensados do lockdown.

No Paraná e no Rio Grande do Sul, a proibição de atividades não essenciais começa neste sábado (27) e vai até 8 de março. O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), pediu a adesão de gestores e cidadãos.

Santa Catarina e Bahia, por sua vez, apostaram em lockdown mais curto. O governo baiano proibiu lojas, shoppings, bares e restaurantes por dois dias, desde ontem à noite. Já Santa Catarina, com lotação de UTIs no nível de 95%, colocou todo o estado em lockdown nos próximos dois fins de semana.

Em outros estados, as mudanças foram menos rigorosas, a maioria com quarentenas noturnas. São Paulo aumentou o controle sobre três regiões do Estado, incluindo a capital e a região metropolitana e terá restrição de circulação à noite. Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte são os outros em que governadores ou prefeitos endureceram medidas nas últimas semanas.