Bruno Covas
Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB).| Foto: Leon Rodrigues/Secom Prefeitura SP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), está recebendo alimentação complementar por via intravenosa e apresenta acúmulo de líquidos ao redor do pulmão e no abdômen. Esse acúmulo é decorrente de uma inflamação causada por um dos tumores que atingem seu fígado, motivo pelo qual segue sem previsão de alta no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Covas só deve deixar o hospital quando houver confirmação de que o volume de líquido extra foi reduzido.

A alimentação complementar está sendo aplicada durante a noite, mas Covas se alimenta por via oral normalmente. A opção pela complementação, segundo a equipe médica, se deu para tentar aumentar o peso do prefeito, para fortalecê-lo enquanto passar pelo tratamento. Apesar do cenário adverso, o infectologista David Uip, diretor do Centro de Infectologia do Sírio, afirmou que Covas apresenta boa condição clínica e se mantém apto para permanecer exercendo seu mandato enquanto segue o tratamento.

"O prefeito quer que absolutamente tudo seja informado e que a equipe médica fique disponibilizada para prestar os esclarecimentos a vocês", disse o médico a jornalistas, durante coletiva de imprensa convocada para esta quarta-feira (21) no auditório do hospital. "Ele vai para frente, vai para cima e foi eleito. Em momento algum, quer se afastar de suas atividades. Tem competência para isso e assim continuará."