Reunião da CPI da Covid
Reunião da CPI da Covid| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

A CPI da Covid do Senado cancelou o depoimento que estava previsto para quarta-feira (23) com o executivo Francisco Emerson Maximiano, sócio-administrador da farmacêutica Precisa. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), determinou que o depoimento tenha uma nova data após ter sido informado pelos advogados de Maximiano que ele esteve na Índia recentemente, e, por isso, tem que cumprir quarentena e não pode comparecer a eventos presenciais. Segundo Aziz, o depoimento será reagendado para a próxima semana, para quinta (1º) ou sexta-feira (2).

A Precisa representa no Brasil a companhia indiana Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin. Reportagem desta terça-feira (22) do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o Brasil pagou 1000% a mais por vacinas da Precisa do que o preço estipulado antes pela fabricante. A Covaxin é a mais cara das vacinas adquirida pelo Brasil.

O pedido de ausência de Maximiano foi criticado por senadores da CPI. Os parlamentares contestaram o fato da defesa do executivo ter procurado a comissão para falar sobre a quarentena apenas na tarde desta terça, poucas horas antes do depoimento, sendo que a fala já estava agendada havia tempo. "Ele começou muito mal", disse o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).