Forças Armadas se posicionaram contra fala do presidente da CPI, Omar Aziz, sobre "lado podre" dos militares.
Forças Armadas se posicionaram contra fala do presidente da CPI, Omar Aziz, sobre “lado podre” dos militares: ministro da Defesa, Walter Braga Netto, pode ser convocado pelo colegiado| Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

A CPI da Covid-19 pautou para terça-feira (3) a votação que pode determinar a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto. O pedido decorre do atrito entre a pasta e o presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM).

No início de julho, Aziz fez críticas ao que classificou de "lado podre" das Forças Armadas em um mesmo contexto em que citou nominalmente "Força Aérea Brasileira", para criticar o ex-diretor do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde Roberto Dias, que serviu a Aeronáutica.

A fala de Aziz irritou os comandantes das Forças Armadas, que se posicionaram de forma conjunta com Braga Netto. O pedido de convocação do ministro da Defesa divide os senadores do colegiado, mesmo dentro do chamado G7.

O ministro da Defesa também pode ser convocado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Opositores do voto impresso auditável apresentaram requerimento para que ele preste esclarecimentos sobre supostamente ter condicionado a realização das eleições de 2022 à aprovação do voto impresso pelo Congresso.