Relator Renan Calheiros (MDB-AL) diz que CPI aguarda há 25 dias uma resposta ao ofício do Senado.
Relator Renan Calheiros (MDB-AL) diz que CPI aguarda há 25 dias uma resposta ao ofício do Senado.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), reclamou nesta sexta-feira (25) que o Ministério da Saúde não tem permitido o acesso de técnicos do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU) aos documentos que tratam da compra de vacinas contra Covid-19. Segundo Renan, já são 25 dias sem resposta ao ofício do Senado que pedia informações sobre as compras. “Vamos continuar investigando. A tarefa não é fácil, para que isso aconteça é importante que as pessoas do governo saibam que podem incorrer em problemas, na medida em que não facilitam esses acessos”, disse Renan.

O vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), lembrou que a legislação que trata do funcionamento das CPIs define que é crime a omissão de documentos requeridos pelo colegiado. De acordo com o senador, a demora do Ministério da Saúde já chega há duas semanas para alguns documentos. Ele chegou a sugerir que a CPI pense em uma advertência formal para ser encaminhada ao governo.

Em resposta, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), pediu uma reflexão sobre a grande demanda que o Ministério da Saúde tem recebido nos últimos tempos, por conta da pandemia do coronavírus. E reforçou a certeza de que o chefe da pasta, ministro Marcelo Queiroga, irá colaborar com o acesso necessário às informações demandadas pela CPI. As informações são da Agência Senado.