irmãos Miranda
O servidor Luís Ricardo Miranda e o deputado Luís Miranda (DEM-DF) em depoimento na CPI da Covid.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A CPI da Covid deve votar na terça-feira (29) uma série de requerimentos de convocação para ouvir pessoas citadas pelos irmãos Miranda no depoimento realizado na sexta-feira (25) sobre a suposta corrupção na compra da vacina Covaxin.

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse neste fim de semana que quer ouvir já na sexta-feira (2) a servidora Regina Célia Silva Oliveira, do Ministério da Saúde. Segundo o também servidor do ministério Luis Ricardo Fernandes Miranda, irmão do deputado Luis Miranda (DEM-DF), Regina foi quem autorizou e fiscalizou a importação de doses da Covaxin, apesar dos problemas que havia no contrato original.

Outro citado pelos irmãos Miranda que deve ser convocado pela CPI é o diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias. O servidor Luis Ricardo Miranda afirmou que foi Dias quem o pressionou a agilizar a compra da Covaxin. O diretor do departamento é apontado como uma indicação política do Centrão, especificamente do líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Senadores da CPI também avaliam se convocam (ou ao menos convidam) o próprio Barros para dar sua versão dos fatos. O líder do governo foi outro citado pelos irmãos Miranda no depoimento.

Para esta semana, a agenda da CPI originalmente tem apenas um depoimento agendado para tratar do caso Covaxin. É o de Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, que é a empresa que representa a vacina indiana Covaxin no Brasil.