Autor da CPI do Lava Toga: senador Alessandro Vieira
Autor da CPI do Lava Toga, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) tenta, pela terceira vez, emplacar CPI do Lava Toga: alvo agora são as decisões de Dias Toffoli.| Foto: Pedro França/Agência Senado.

A ordem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para que o Banco Central enviasse cópias de todos os relatórios de inteligência financeira produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nos últimos três anos já estaria mobilizando senadores que integram o grupo Muda Senado. Eles pretendem aumentar a pressão para a abertura da CPI da Lava Toga: que já está na terceira versão, após duas terem sido enterradas pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

"É claramente mais uma ocasião de abuso praticado pelo ministro Dias Toffoli. Não há nenhuma razão para você acessar o sigilo de milhares pessoas, a não ser que você queira criar um banco de dados clandestino", disse à Folha o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), autor dos pedidos de abertura da CPI da Lava Toga. Em julho, Toffoli  suspendeu todas as investigações no país que usaram dados financeiros obtidos pelo Ministério Público junto a órgãos como o Coaf e Receita Federal sem, antes, solicitar autorização judicial.