Crédito imobiliário Caixa: inflação do IPCA
Crédito imobiliário Caixa será corrigido pela inflação do IPCA com queda de 35% no valor da prestação, comparado ao modelo tradicional.| Foto: Isac Nobrega / PR

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro - que havia antecipado que a Caixa Econômica Federal lançaria um produto que "revolucionaria a história do crédito" -, o presidente da estatal, Pedro Guimarães, oficializou a oferta de uma nova linha de crédito imobiliário Caixa corrigida pela inflação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O financiamento terá taxas entre 2,95% a 4,95% ao ano.

A diferença para os demais créditos imobiliários é a indexação. A maioria dos contratos atualmente são corrigidos pela Taxa Referencial (TR), e possuem juros entre 8,30% e 9,95% ao ano. A nova oferta do crédito imobiliário da Caixa traz atualização monetária via IPCA. "Vamos manter linhas atuais e vamos oferecer linha nova, com o IPCA", disse Guimarães durante o anúncio. Segundo ele, com a adoção do IPCA, haverá queda de 35% no valor da prestação no caso de um financiamento com taxa mais cara (4,95%) - na comparação com os contratos tradicionais, ligados à TR. No caso de contratos com taxa mais barata (2,95%), a queda no valor da prestação foi estimada em 51%.

Os novos contratos do crédito imobiliário da Caixa corrigidos pela inflação do IPCA serão aplicados tanto no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) quanto Sistema Financeiro de Habitação (SFH), terão prazo de 360 meses e poderão financiar até 80% do valor do imóvel. "Acreditamos que a linha corrigida pelo IPCA é o futuro", disse Guimarães.