vacina-são-paulo
As duas principais vacinas em aplicação no Brasil, a Coronavac/Butantan e a de Oxford/Fiocruz, usaram linhagens celulares derivadas de fetos abortados na produção ou nos testes.| Foto: Jonathan Campos/Agência Estadual de Notícias

Um novo cronograma de vacinação da Covid-19 deve ser divulgado nos próximos dias pelo Ministério da Saúde. Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro Marcelo Queiroga afirmou a pasta vai acatar o pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as datas previstas para a chegada de novos lotes de imunizantes.

"O Ministério vai atender o STF e montar calendário com as atualizações devidas. Queremos fazer isso ainda hoje (quinta-feira). Pedi ao pessoal técnico para atualizar. Um calendário de doses que o ministério adquiriu e previsão de chegada conforme os contratos. E está sujeito a atrasos", disse Queiroga.

O ministro, ao responder ao questionamento na entrevista, disse que o envio de doses da vacina do consórcio liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) está atrasado. "Por exemplo, o Covax Facilty: todos colocamos a Organização Mundial da Saúde como grande referencia da ciência. O Brasil participa do consórcio Covax, em outubro alocou 150 milhões de dólares para cobertura vacinal de 10% de vacinação, mas o calendário de entregas da OMS para Covax Facility no Brasil está atrasado", justificou Queiroga.