O secretário Especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior, e o  ministro da Economia, Paulo Guedes.
O secretário Especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O secretário especial de Fazenda do ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou nesta quarta-feira (4) que os dados divulgados pelo IBGE são fidedignos e críveis. A declaração foi dada em reposta à reportagem do jornal Financial Times, em que analistas colocam em xeque os dados do produto interno bruto (PIB) e da balança comercial. O IBGE divulgou que o PIB brasileiro cresceu 0,6% no terceiro trimestre e o ministério da Economia revisou para cima os dados da exportação brasileira, após “erro técnico” do software que computa os números.

“O trabalho do IBGE é referenciado mundialmente. É um trabalho muito sólido e que tem apresentado melhorias constantes. Um quadro muito capaz e que tem zelo com as suas apresentações. A nossa posição é de que os dados colocados por uma instituição de classe mundial como o IBGE, de zelo com as estatísticas, são fidedignos e são criveis”, disse o secretário ao jornal Valor Econômico. Sobre a mudança nos dados da balança comercial, apenas afirmou que os esclarecimentos já foram prestados.