Daniel Silveira: entenda o caso do deputado que promete “morar” na Câmara em protesto contra o STF
O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ).| Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) chegou à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (31), pouco antes das 15h, para colocar uma tornozeleira eletrônica. Mais cedo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o horário e o local para a instalação do equipamento. O parlamentar vinha se recusando a cumprir a ordem do ministro e chegou a dormir na Câmara dos Deputados parara impedir a instalação do equipamento.

"A instalação do equipamento de monitoramento eletrônico no réu Daniel Silveira, nos termos da medida cautelar imposta por meio das decisões de 25/3/2022 e 30/3/2022, deverá ser realizada no dia de hoje, 31/3/2022, às 15h, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal", escreveu Moraes.

Silveira não falou com os jornalistas que o aguardavam do lado de fora da superintendência. Ele entrou diretamente no prédio da PF e seguiu para uma sala que foi separada para a instalação do equipamento, informou o jornal O Globo. Uma equipe da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal e policiais federais fizeram os procedimentos para a colocação da tornozeleira.

O deputado anunciou na noite desta quarta-feira (30) que cumpriria a decisão de Moraes, após o ministro definir uma multa diária de R$ 15 mil e o bloqueio de suas contas bancárias, caso seguisse descumprindo a ordem. Nesta quinta, Silveira chegou a comparecer a uma cerimônia no Palácio do Planalto, mas ainda sem a tornozeleira eletrônica.