Daniel Silveira
Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) estava preso em regime domiciliar desde março.| Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso novamente, nesta quinta-feira (24), em sua casa em Petrópolis (RJ), depois de não pagar a fiança de R$ 100 mil estabelecida por supostas violações ao uso da tornozeleira eletrônica. A decisão foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República.

Segundo a PGR, Silveira violou 36 vezes as regras de uso da tornozeleira, ficando até 5 horas sem emitir qualquer sinal para a Polícia Federal. "Em face do reiterado descumprimento dessas medidas, restabeleço a detenção de Daniel Lúcio da Silveira", escreveu Moraes no despacho. Na véspera, a defesa do deputado havia informado a Justiça não ter dinheiro para pagar a fiança estipulada.

O parlamentar foi preso pela primeira vez em fevereiro deste ano, após divulgar vídeo na internet com críticas e ataques aos ministros do STF. Desde março, ele estava em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. Silveira é réu no STF por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional e responde a três processos por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O deputado foi encaminhado ao Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Niterói.