Daniela Reinehr assumiu interinamente o governo de Santa Catarina nesta terça-feira (27).
Daniela Reinehr assumiu interinamente o governo de Santa Catarina na última terça-feira (27).| Foto: Maurício Vieira/Secom-SC

A governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinher, afirmou em nota divulgada nesta quinta-feira (29) que é “contrária ao nazismo” e que é “amiga de Israel e dos judeus” ao ser cobrada a se pronunciar publicamente sobre o tema. Daniela assumiu o governo na última terça-feira (27), após o afastamento do governador Carlos Moisés, e se viu envolvido em polêmica por causa da opinião do pai, o professor de história Altair Reinehr, que nega a ocorrência do holocausto judeu e é admirador do regime de Hitler. Em 2015, Altair escreveu um artigo intitulado "Números de Auschwitz e outros números", no qual cita "lenda do holocausto e o mito dos 6 milhões de judeus mortos em câmaras, onde o gás caía de chuveiros".

“Antes de mais nada é preciso declarar que sou contrária ao nazismo, assim como sou contrária a qualquer regime, sistema, conduta ou posicionamento que vá contra os direitos individuais, garantias de segurança ou contra a vida das pessoas”, afirmou, na nota.Sou amiga de Israel e dos Judeus, e qualquer ilação contrária não corresponde com a verdade”, completou.

No dia da posse como governadora interina, Daniela Reinehr evitou responder se concordava com as teorias do pai alegando querer “manter a harmonia familiar”. "Acabei de ser julgada por atos de terceiros e fui absolvida. Eu não posso responder ou ser julgada e condenada por aquilo que esse ou aquele pense", afirmou. Em nota no dia seguinte, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Associação Israelita Catarinense (AIC) cobraram um posicionamento claro sobre a morte de judeus e outras minorias durante a Segunda Guerra Mundial.