Sessão do Congresso Nacional.
Sessão do Congresso Nacional.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Pesquisa Datafolha mostra que 10% da população aprovam a atuação do Congresso Nacional. Os que consideram o trabalho de deputados e senadores "ruim ou péssimo" somam 41%; outros 45% acham regular; e 4% não souberam responder. Segundo o Datafolha, a aprovação das ações do Congresso chegou ao patamar numericamente mais baixo da atual legislatura, que teve início em 2019. A pesquisa foi divulgada na noite desta segunda-feira (20) pelo jornal Folha de S. Paulo.

No último levantamento realizado nas gestões dos ex-presidentes Rodrigo Maia (sem partido-RJ) na Câmara e de Davi Alcolumbre (DEM-AP) no Senado, em agosto de 2020, os que consideravam a atuação dos parlamentares ótima ou boa eram 17%. Desde fevereiro deste ano, a Câmara é comandada por Arthur Lira (PP-AL) e o Senado, por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O Datafolha ouviu 3.666 pessoas de 16 anos ou mais, de todas as classes e em todas as regiões, em 191 municípios. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.