Gleisi Hoffmann e Lula durante ato neste sábado no Sindicato dos Metalúrgicos: Lava Jato tem sofrido sucessivas derrotas no STF.
Gleisi Hoffmann e Lula durante ato no Sindicato dos Metalúrgicos.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), disse que “nada pagará os 580 dias da prisão injusta de Lula”, ao comentar a anulação das condenações do ex-presidente, nesta segunda-feira (8). A petista também afirmou que a “decisão de Fachin não pode afastar a penalização de Moro, juiz criminoso que deve ser julgado e condenado. Não adianta reclamar Dallagnol, todo mundo já viu o conluio armado para condenar o ex-presidente ilegalmente”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, declarou nesta segunda-feira, a incompetência da 13.ª Vara Federal de Curitiba, a primeira instância da Lava Jato, para julgar os processos envolvendo Lula. Assim que a decisão veio a público, Gleisi postou: "Estamos aguardando a análise jurídica da decisão do ministro Fachin, que reconheceu com cinco anos de atraso, que Sergio Moro nunca poderia ter julgado Lula”.

Gleisi também comemorou a decisão: “Grande alegria, dia 8 de março, dia da mulher, ter os processos contra Lula, conduzidos por Moro, considerados ilegais”.