O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.| Foto: Alan Santos/PR.

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, solicitou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, a divulgação das propostas feitas pelas Forças Armadas para as eleições deste ano. Nos últimos oito meses, as Forças Armadas fizeram 88 questionamentos à Corte eleitoral sobre supostas fragilidades no sistema eleitoral.

Desse total, o TSE respondeu 81 questões, as outras sete, que tratam de possíveis melhorias no processo eleitoral, ainda não foram tornadas públicas. A Defesa encaminhou um ofício ao TSE pedindo que as medidas sejam divulgadas devido ao "amplo interesse público". Essas sete sugestões ficaram fora do Plano de Ação de Transparência das Eleições.

O ministro ressaltou que a pasta tem sido instada a apresentar as propostas apresentadas à Corte eleitoral, mas entende que as informações deveriam ser obtidas no próprio tribunal, informou o Estadão. Segundo o general, o compromisso das Forças Armadas está "em contribuir com o que for necessário para a paz e segurança" das eleições e com o cumprimento de suas obrigações constitucionais.