O delegado Martin Bottaro Purper está há 17 anos na Polícia Federal e atuou recentemente em algumas operações contra o Primeiro Comando da Capital (PCC).
O delegado Martin Bottaro Purper está há 17 anos na Polícia Federal e atuou recentemente em algumas operações contra o Primeiro Comando da Capital (PCC).| Foto: Ascom/PF

O delegado Martin Bottaro Purper foi escolhido pela Polícia Federal para assumir o inquérito que investiga o atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro em 2018, quando foi esfaqueado por Adélio Bispo. O presidente ainda sofre as consequências do atentado.

Purper, de 43 anos, está há 17 anos na corporação e atuou recentemente em algumas operações contra o Primeiro Comando da Capital (PCC), um dos principais grupos criminosos do país. Uma das ações coordenadas pelo delegado desarticulou o núcleo financeiro da organização, em 2019. Ele também foi responsável por uma operação em 2021 que desmontou a base de cadastros de integrantes do PCC.

Na última semana o delegado Rodrigo Morais Fernandes, até então responsável pelas investigações sobre o atentado contra o presidente, foi transferido para trabalhar nos Estados Unidos pelos próximos dois anos. Ele irá exercer a função de Oficial de Ligação da Polícia Federal junto à Força Tarefa de El Dorado (El Dorado Task Force) no escritório da Homeland Security Investigations - HSI em Nova York. Segundo Fernandes, a mudança ocorreu por vontade própria. Na ocasião ele afirmou que as investigações sobre a facada em Bolsonaro estão indo bem e continuarão em boas mãos.

Em novembro a Polícia Federal reabriu o inquérito sobre o atentado. Na ocasião, o próprio delegado Rodrigo Morais Fernandes afirmou que faltava esclarecer se os advogados de Adélio foram contratados por um terceiro ou resolveram assumir o caso por vontade própria.