deltan-dallagnol-em-ambiente-escuro
Reclamações contra Deltan Dallagnol são analisados pelo CNMP| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo/Arquivo

Um pedido de vista do conselheiro Erick Venâncio adiou a decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sobre a abertura de um procedimento administrativo disciplinar (PAD) contra o procurador e coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba, Deltan Dallagnol. O placar está em 8 a 3 pelo arquivamento do pedido.

Votaram por abrir o PAD o relator Luiz Fernando Bandeira e os conselheiros Válter Araújo e Otávio Rodrigues. O corregedor do MP Orlando Rochadel votou contra e foi seguido por Fábio Stica, Marcelo Weitzel, Sebastião Caixeta, Silvio Amorim, Dermeval Gomes, Lauro Nogueira e a presidente Raquel Dodge. Como o julgamento ainda não terminou, os conselheiros ainda podem mudar de voto. Apenas um voto ainda não foi proferido, de Leonardo Accioly.

Deltan é acusado de ter compartilhado em suas redes sociais uma reportagem com informações sigilosas envolvendo a senadora Kátia Abreu (PDT-TO). O CNMP foi acionado em junho. A reportagem do jornal O Estado de São Paulo fazia referência a fatos relacionados à uma investigação já arquivada. A senadora sustenta que o compartilhamento configurou vazamento.